Introdução redes
Você tem dois micros em casa e decide montar uma rede para que as duas máquinas possam trocar informações. Como uma delas está plugada à internet por uma conexão de banda larga, você decide também compartilhar esse acesso. Para executar essas tarefas, você precisa ter duas placas de rede - uma para cada micro - e um cabo cross. Esses elementos permitem montar uma rede Ethernet na configuração mais simples e mais barata possível e também cria a base física para compartilhar a conexão. Além desses itens de hardware, também é necessário instalar um firewall. Esse programa cria uma barreira que mantém a rede doméstica isolada da rede externa. É preciso, ainda, ter em mãos o CD de instalação do Windows.
Em nossa instalação, usamos placas 3Com EtherLink 10/100, que podem ser adquiridas no mercado por preços em torno de 120 reais. Quanto ao cabo cross, você pode adquiri-lo em lojas de informática. O programa de firewall utilizado é o ZoneAlarm Pro, da Zone Labs. Um detalhe: a versão ZoneAlarm (sem Pro) é gratuita para pessoas físicas, escolas e entidades sem fins lucrativos, mas funciona somente em micros isolados. Não permite, portanto, o compartilhamento de acesso à web. Nos dois micros (um Pentium III de 1000 MHz e um Pentium III de 450 MHz, ambos com 128 MB de memória) usamos o sistema operacional Windows 98 SE, que é ainda a versão do Windows mais utilizada. No Windows Me, os procedimentos são idênticos. A essa rede também foi conectada uma impressora HP DeskJet 890c, ligada ao PC mais rápido.
Primeiro, vamos montar a estrutura física da rede. Comecemos pelo micro que já está ligado à internet com a conexão de banda larga -modem a cabo do Ajato. Esse micro já tem uma placa de rede, que é utilizada na conexão de banda larga. Agora, vamos instalar outra, para ligá-lo à rede local. Clique com o botão direito no item Meu Computador e acione Propriedades. Em seguida, clique na orelha Gerenciador de