Introdução Psicologia à saúde
SAÚDE E PSICOLOGIA DA SAÚDE
A narrativa da família de Kathleen deixa claro que muitos fatores interagem para determinar a saúde. Sendo uma área constitucional da psicologia da saúde, um subcampo da psicologia que dedica princípios e pesquisas psicológicas para melhoramento, tratamento e prevenção de doenças. Suas áreas de interesse incluem condições sociais (como disponibilidade de serviços de saúde), fatores biológicos (como a vulnerabilidade hereditária a determinadas doenças), e até mesmo traços de personalidade (como o otimismo). Por exemplo, mortes e ferimentos relacionados com sexo, como o HIV, cada vez mais marcam a transição da adolescência para a idade adulta, particularmente entre minorias étnicas; Os imigrantes recentes para os Estados geralmente são mais saudáveis do que os residentes antigos de mesma etnia e idade. Essas estatísticas revelam alguns dos desafios na busca pelo bem-estar global. Esses desafios envolvem reduzir a aversão de 30 anos em expectativa de vida entre os países desenvolvidos e aqueles em desenvolvimento.
Este capítulo apresenta a psicologia da saúde, um campo relativamente novo que irá desempenhar um papel fundamental para enfrentar os desafios para a saúde do mundo nos próximos séculos.
O QUE É SAÚDE?
O termo saúde vem de uma antiga palavra da língua alemã que é representada, em inglês, pelas palavras hale e whole, as quais referem-se a um estado de “integridade do corpo”. É bastante possível e até comum, que uma pessoa esteja livre de doenças, mas ainda não desfrute de uma vida vigorosa e satisfatória. A saúde não se limita ao nosso bem-estar físico.
OS TRÊS DOMÍNIOS DA SAÚDE
Reconhecendo como imprópria e limitada a definição anterior de saúde, a Organização das Nações Unidas estabeleceu a Organização Mundial da Saúde. Em seu documento de criação a OMS definiu saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não simplesmente como a ausência de doenças ou