introdução paqumetro
Neste presente relatório, serão abordados conceitos de massa específica e o tipo de material de determinados corpos de prova, no qual foram submetidos a medições através de equipamentos específicos como: paquímetro e balança analítica, Alem de esclarecer duvidas com relação ao uso do paquímetro e a aplicação do mesmo.
1.1. Massa especifica
A massa específica é característica de cada substância e pode ser definida como sendo a razão entre a massa e o volume correspondente. Massa específica é representada pela equação:
µ = m V
Para uma determinada substância, a massa específica é sempre a mesma, então a massa dessa substância é diretamente proporcional ao volume ocupado por ela.
No sistema internacional de unidades SI, a massa está em kg e o volume em m3, portanto a massa específica é dada em kg/m3.
Definimos massa específica como sendo a razão da massa e do volume de uma substância maciça, por exemplo: um bloco de ferro.
Temos que ficar atentos, pois um sólido oco apresenta densidade menor que a massa específica do material que o constitui.
1.2. Paquímetro
O paquímetro é uma ferramenta para medidas de precisão — em especial, de peças e objetos cujo formato torna difícil ou impossível a aplicação de um escalímetro entre dois pontos.
1. orelha fixa
2. orelha móvel
3. nônio ou vernier (polegada)
4. parafuso de trava
5. cursor
6. escala fixa de polegadas
7. bico fixo
8. encosto fixo
9. encosto móvel
10. bico móvel
11. nônio ou vernier (milímetro)
12. impulsor
13. escala fixa de milímetros
14. haste de profundidade
O cursor ajusta-se à régua e permite sua livre movimentação, com um mínimo de folga. Ele é dotado de uma escala auxiliar, chamada nônio ou vernier. Essa escala permite a leitura de frações da menor divisão da escala fixa.
O paquímetro é usado quando a quantidade de peças que se quer medir é pequena.
Os instrumentos mais utilizados apresentam uma resolução de:
0,05 mm, 0,02 mm, 1/128″ ou