introdução nanotecnologia forense
A IMPORTÂNCIA DA NANOTECNOLOGIA NA PRÁTICA FORENSE
xxxx
2014
A prática Forense consiste na aplicação de técnicas científicas para solucionar situações onde o Direito terá que ser aplicado, mas antes comprovando a veracidade do ocorrido. Essa aplicação está relacionada a crimes onde será necessário os meios das técnicas definidas nas ciências naturais. A prática forense é feita através de pessoas habilitadas a tal feito, considerados especialistas na área em que irão atuar. Tais especialistas são conhecidos como peritos onde são incumbidos de verificar ou esclarecer fatos, apurar as causas do mesmo, objeto posto em questão no processo.
O esclarecimento de crimes é a função de destaque da prática forense, se não a principal, pois é pela análise dos vestígios encontradosno local do crimeque tais especialistas das diversas áreas conseguem chegar a autoria de um delito. As áreas científicas relacionadas à Ciência Forense são a Antropologia, Biologia, Computação, Matemática, Química, entre outras, como a Psicologia Forense, e para se tornar um profissional desta área, é indispensável a formação técnica e o domínio de uma dessas ciências, requisito essencial para o exercício desta função.
Ao observar a utilização da pratica forense na elucidação de casos, não podemos deixar de mencionar os avanços que tal ciência agregou na sua aplicação, desta forma é visto que não é possível uma estagnação de tal meio no que diz respeito a inovações tecnológicas. Isso se deve ao fato de que a cada dia diversos crimes são realizados, assim como um aumento no nível de complexidade que eles trazem ao estado, por conta disso, novos investimentos em segurança pública devem ser realizados, dando desta forma melhores condições aos órgãos responsáveis por realizarem a prática forense.
E em se tratando de tecnologias, não se pode deixar de mencionar a nanotecnologia, ciência na qual associada a pratica forense, vem