introdução Mariana Mazzucato
A participação do Estado é de extrema importância e podemos notar isso porque ele sempre esteve por trás das grandes novidades lançadas, como por exemplo a criação do iPhone, depois de verificar o papel do Estados no investimentos mais corajosos por trás da revolução da internet e TI, ele agora analisa uma grande novidade: a tecnologia “verde”. E aí podemos ter mais certeza do papel que o Estado tem é que todos os países líderes da revolução verde são aqueles que o Estado está participando ativamente no desenvolvimento da mesma.
Quase todas as inovações tem o Estado como a origem de investimentos. É a ação da mão invisível do Estado que faz essas inovações acontecerem. Inovações essas que não ocorreriam se ficassem a espera de que o mercado proporcionasse e o Estado ficasse de fora apenas fornecendo o básico.
O Estado investe em muitas coisas que o privado não investiria porque exige muito mais que o cálculo do retorno que o projeto dará, exige visão e confiança que em relação ao papel do Estado na economia. O Estado organizado de forma eficiente a mão é firme não será pesada como as pessoas pensam, o que proporciona visão e impulso para o dinâmico.