Introdução Macroeconomia
Trabalho de fundamentos de economia
Campo Grande, MS – BR
18/05/2015
1. Conceitue e aponte as principais diferenças entre os enfoques da macroeconomia e da microeconomia.
2. Sintetize os objetivos de política econômica.
3. Políticas de estabilização da inflação não são compatíveis com melhoria no grau de distribuição de renda? Concorda? Por quê?
4. Qual é a condição de equilíbrio e quais as variáveis macroeconômicas determinadas:
a) No mercado de bens e serviços
b) No mercado monetário
c) No mercado de divisas
I. Macroeconomia: responsável por estudar fenômenos econômicos em geral, como politicas econômicas que são adotadas em larga escala, por exemplo, em um país. Engloba a sociedade como um todo e não de forma independente.
Microeconomia: responsável por analisar o comportamento de cada ato econômico de forma individual, como pessoas físicas ou empresas. Nela se analisa de forma intensiva leis como oferta e demanda, nível de preços e elasticidade de produtos. Isto é, como se chega a um acordo entre as necessidades dos consumidores e das empresas que oferecem bens e serviços.
Diferenças no enfoque:
A macro busca um ponto de vista coletivo e a micro individual.
A primeira delas estuda atores econômicos globais, como um país ou bloco econômico, já a segunda atores específicos, como um consumidor
As variáveis utilizadas são distintas, como o PIB na macroeconomia observa a produção de um país e na micro a produção de uma só empresa.
Há situações que afetam uma e não necessariamente a outra. Por exemplo, um novo modelo de carro afetará a microeconomia mas não a macro.
II. O objetivo de políticas econômicas é basicamente melhorar o padrão de vida de uma população, para que isso seja possível, podem ser definidos quatro responsáveis, são eles: um alto nível de emprego, estabilidade de preços, distribuição equitativa de renda crescimento econômico. Esses itens econômicos em conjunto