Introdução filosofia de Wittgenstein
INSTITUTO DE FILOSOFIA, ARTES E CULTURA – IFAC
DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA – DEFIL
Filosofia da Linguagem e da Mente: Wittgenstein - FIL 682
Prof Dr. Hélio Lopes
Uma introdução filosofia de Wittgenstein
Vieira da Costa
Breve biografia
“Ludwig Josef Johann Wittgenstein foi um pensador da modernidade, filósofo da matemática, integrante do Círculo de Viena e contribuiu para a renovação da Lógica na década de 1920, sendo considerado um dos pais da filosofia analítica” (In: Educação Uol); nasceu em Viena no dia 26 de abril de 1889 e faleceu em Cambridge no dia 29 de abril de 1951.
Filho de uma grande industrial do aço foi mandado à Inglaterra em 1908 para estudar engenharia mecânica e trabalhar com o novo motor a jato, cerca de quatro anos depois abandona a engenharia e dá inicio a um curso de lógica e matemática orientado pelo pensador B. Russell. Nesse mesmo período teve contato com as ideias de Frege que voltava-se a proposição de que a matemática podia ser restrita a lógica e foi nesse ambiente (logicista) que Wittgenstein teve o seu despertar para a filosofia.
Durante a primeira Guerra Mundial (1914) lutou, no campo de batalha, ao lado do exercito austríaco. Durante os próximos quatro anos, no campo de batalha e na prisão, dedicou-se a produção de seu Tractatus Lógico-Filosofico. Na Itália, em 1918 desenvolve uma série de proposições numeradas, como se essas fossem, uma proposição lógica com o intuito de fornecer a explicação sobre a linguagem, ou melhor, uma investigação à cerca da estrutura lógica da linguagem.
Depois da Guerra dedicou-se a lecionar em uma escola no interior da Áustria. Entre 1913 e 1924 teve contato com os neo-positivistas (um grupo de filósofos que se reuniam à favor de um novo positivismo, combatendo todo tipo de especulação filosófica), mas sempre afirmou não ser um neo-positivista.
Pelo viés da filosofia institucionista da matemática tem sua volta à filosofia e, em 1929 usa seu Tractatus