introdução engenharia
Assunto: Resenha do Filme “Uma Verdade Incoveniente”.
Autor: Paulo Couto
Aluna: Elaine de Freitas Silva
Data.: 21/10/2013
O filme é um documentário o qual ex-vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore apresenta uma análise da questão do aquecimento global, e mostra os mitos e equívocos existentes em torno do tema e também possíveis saídas para que o planeta não passe por uma catástrofe climática nas próximas décadas.
O documentário traz uma visão da atual condição do planeta expõe de forma clara e fundamentada em estatísticas a real situação da camada atmosférica, ou melhor, do próprio planeta terra. O autor conta parte de sua historia de vida, e destaca a sua fragilidade após o acidente ocorrido com seu filho, que a partir daquele momento entendeu a real importância de sua batalha e resolveu viajar o mundo divulgando os problemas da terra, em especial os fatos reais que aconteceram em todo mundo devido às mudanças climáticas. O documentário chama atenção para o fato de que 40% das pessoas no mundo recebem águas potáveis dos sistemas rios e fontes que são alimentados por mais da metade do derretimento das geleiras, e dentro de 40 anos essas pessoas enfrentarão escassez de água.
E cientificamente provado que a emissão de gases na atmosfera é causada pelas ações antrópicas, e estes impactos vem aumentando gradativamente com o passar do tempo, podemos observar nos noticiários que em determinadas regiões há desabamentos, alagamentos inesperados e em outras uma seca de arrasar causando mortandade de animais e perda considerável na agricultura. Estas são respostas da natureza em relação as ações dos homens. No filme destaca um marco importante após a segunda guerra mundial e a revolução industrial, que é os avanços tecnológicos, que por um lado nos trouxe progressos na medicina, no processo produtivo em massa, a mecanização dos processos industriais, mas por outro lado veio a contribuir