introdução, desenvolvimento,conclusao e biografia sobre cei - comunidade dos estados independentes
Criada em 1991, a Comunidade dos Estados Independentes (CEI) constitui-se num bloco político-econômico que reúne 12 das 15 repúblicas que formavam a antiga União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).
PAISES MEMBROS
Países-Membros da CEI: Armênia, Belarus, Cazaquistão, Federação Russa, Moldávia, Quirquistão, Tadjiquistão, Turcomenistão, Ucrânia, Uzbequistão, desde 1991, e Geórgia e Azerbaidjão, a partir 1993.
CARACTERISTICAS
A CEI, com uma população de 273,7 milhões de habitantes, está organizada em uma confederação de Estados, que preserva a soberania de cada um. A Comunidade prevê a centralização de Forças Armadas e o uso de uma moeda comum: o Rublo. Seu PIB é estimado em US$ 587,8 bilhões.
OBJETIVOS
Criar uma federação no lugar do antigo regime autoritário-soviético, centralizado pelo governo de Moscou.
Desde sua fundação, a CEI tem se caracterizado pelas disputas entre os estados membros e o não cumprimento dos acordos escritos. Segundo os primeiros acordos, as repúblicas tinham o direito de possuir suas próprias forças armadas ou unidades de guarda nacional.
MAPA LOCALIZANDO A CEI
CURIOSIDADES DA CEI JOGOS OLIMPICOS DE VERÃO
• Com o desmembramento da URSS em 1991, as ex-repúblicas soviéticas (exceto Lituânia, Estônia e Letônia) participaram dos Jogos Olímpicos de 1992 como Equipe Unificada (Comunidade dos Estados Independentes). A CEI ficou em primeiro lugar no quadro de medalhas em sua primeira e única participação nos Jogos Olímpicos de Verão. Os atletas da Equipe Unificada conquistaram 112 medalhas (45 medalhas de ouro, 38 medalhas de prata e 29 medalhas de bronze). Nas olimpíadas de 1996 as 12 nações competiram em separado. • A Equipe Unificada competiu com a bandeira olímpica e não a bandeira da CEI. • A ex-república da Geórgia competiu pela Equipe Unificada antes de ingressar na CEI, que ocorreu apenas em 1993.