Introdução de jominy
Elementos de liga são materiais que contém diferentes tipos de elementos químicos. A adição de elementos de liga tem o objetivo de promover mudanças na microestrutura do material, o que se reflete nas suas propriedades físicas e mecânicas. O carbono é o elemento de liga mais importante do aço, pois altera a resistência e a temperabilidade do material. Os aços sofrem alterações na têmpera quando estes outros componentes estão presentes.
A formação de martensita se verifica pela velocidade de resfriamento. Assim, observa-se a variação considerável de dureza ao longo da seção da peça ou ao longo de seções idênticas. Outro fator para a verificação de martensita é a temperabilidade, uma propriedade física que indica a maior ou menor facilidade do aço transformar-se em martensita na têmpera em um material com elemento de liga. Quanto maior a temperabilidade mais fácil temperar peças com maior diâmetro ou espessura em meios menos severos. O conceito descreve mais precisamente o processo físico que conduz ao endurecimento. Esta característica pode ser determinada através do ensaio Jominy, que será abordado neste trabalho.
De acordo com Callister (2002, pág. 247) os aços são ligas de ferro-carbono onde existem subclasses dentro de cada grupo. Os aços comuns ao carbono apresentam concentrações residuais de impurezas além do carbono e de um pouco de manganês, e no caso de aços-liga são adicionados mais elementos de liga em algumas concentrações.
A metalografia é usada para o estudo do material em questão. Existem dois tipos, o macrográfico e o micrográfico. Este é feito com microscópio óptico para visualizar sua micro ou macro estrutura e o macrográfico a olho nu ou com pouca ampliação. A microestrutura do material são todos os detalhes observáveis ou não ao microscópio óptico.
Os processos de fabricações dependem de exames da microestrutura de um material metálico para ter conclusões certeiras da composição do material que irá ser utilizado e também