Introdução case ética
Disciplina: Ética e Cidadania
Breno O.
SINOPSE DO CASE:
A REFORMA ESTRUTURAL DO AEROPORTO DE SÃO LUÍS MARECHAL CUNHA MACHADO 2011-2012
SÃO LUÍS
2012
SINOPSE DO CASE: A REFORMA ESTRUTURAL DO AEROPORTO DE SÃO LUÍS MARECHAL CUNHA MACHADO 2011-2012
Breno de Oliveira Lage Dantas
1- DESCRIÇÃO DO CASO O aeroporto internacional de São Luís – Marechal Cunha Machado, em Março de 2011 teve sua estrutura danificada devido a fortes chuvas ocorridas neste mês. Devido a este ocorrido a Infraero abriu uma licitação para dar início a uma obra de restauração e melhorias para o aeroporto. Segundo a Infraero o Cunha Machado é a principal porta de entrada do Estado do Maranhão e contribui para o desenvolvimento social, cultural e econômico do Estado e que por meio deste contexto ampliaria continuamente seu padrão de atendimento e prestação de serviços, investindo não só em treinamento, mas também na modernização das instalações e equipamentos. Entretanto estas propostas não têm saído do “papel”. Com a obra adiada pela 4ª vez consecutiva e com a especulação de uma 5ª, e um gasto orçado em mais de 13 milhões, a única coisa concreta que podemos avistar é o descontentamento do Governo tanto quanto o da população. Citado anteriormente por Eduadro Braide, o deputado da Assembleia Legislativa como: “A obra interminável”.
A EP Engenharia detentora da obra vem agindo com desleixo e falta de comprometimento, juntamente com o descaso da Infraero de fiscalizar e aplicar devidas punições. Devido a este montante de negligências, vários problemas foram surgindo, alguns já citados, outros irei expor como:
* O descaso com a sociedade, infringindo a lei do Cód. Do Consumidor Art.22 * A Elaboração de um projeto de melhorias/reformas falho e superfaturado. * Má administração financeira. * Falhas contratuais. * Má administração dos recursos físicos como materiais, mão de obra e equipamentos.
2- Identificação de