Introdução Banco de Dados
Parte
1
HISTÓRIA DOS BANCOS DE DADOS
E
m uma primeira abordagem sobre o assunto é muito importante conhecer como começou toda essa história Bancos de Dados e discutirmos como será o futuro dessa ferramenta tão importante nas empresas e em nossas vidas. Aqui conheceremos os primórdios dos bancos de dados, sua evolução e as perspectivas de futuro.
1.1 DÉCADA DE 60 PRIMÓRDIOS
Como muitas tecnologias na computação industrial, os fundamentos de bancos de dados surgiram na empresa IBM na década de 1960 através de pesquisas de funções de automação de escritório. Foi um período da história na qual as empresas descobriram que estava muito custoso empregar um número grande de pessoas para fazer trabalhos como armazenar e indexar (organizar) arquivos. Por este motivo, valia a pena os esforços e investimentos em pesquisar um meio mais barato e ter uma solução mecânica eficiente.
Nestes primórdios os dados eram armazenados diretamente em arquivos, os quais implementavam alguns inconvenientes na armazenagem de dados, como:
- redundâncias e inconsistências
- dificuldade de acesso
- falta de integridade lógica
- falta de atomicidade nas transações
- insegurança
Um dos primeiros sistemas de banco de dados foi o IMS (Information Management
System) da IBM lançado no final da década de 60.
1.2 DÉCADA DE 70 GÊNESIS
Na década de 1970 o pesquisador da IBM - Ted Codd - publicou o primeiro artigo sobre bancos de dados relacionais. Este artigo tratava sobre o uso de cálculo e álgebra relacional para permitir que usuários não técnicos armazenassem e recuperassem uma grande quantidade informações. Codd visionava um sistema onde o usuário seria capaz de acessar as informações através de comandos, nas qual as informações estariam armazenadas em tabelas. 3
HISTÓRIA DOS BANCOS DE DADOS
Devido à natureza técnica deste artigo e a relativa complicação matemática, o significado e proposição do artigo não foram