Introdução as demonstrações financeiras
Introdução às demonstrações financeiras
O impacto do problema da Enron foi tão significativo que provocou uma discussão no congresso norte-americano, Como resposta à crise de confiança que ocorreu após o escândalo da Enron, o Congresso dos EUA aprovou uma legislação que tentava evitar que no futuro situações como esta voltassem a ocorrer.
Esta legislação ficou conhecida como Sarbox*.
A sarbox Determinava que constasse nas demonstrações financeiras a assinatura do dirigente da empresa, provando que ele confirmava as informações
Os usuários e as informações contábeis
Geralmente, os usuários são classificados como:
Internos: como é o caso do gerente e do diretor. Os usuários internos usam a contabilidade para ajudar no seu processo de tomada de decisão.
Externos: são as pessoas que utilizam as informações contábeis para seu processo decisório
Atividades da entidade
Para fins da contabilidade, classificamos todas estas atividades em três grupos: * financiamento;
* investimento; e
* operações.
Atividades de financiamento
As atividades de financiamento dizem respeito à obtenção de recursos financeiros. Existem duas fontes em que uma entidade pode obter recursos:
Acionistas e terceiros.
Quando o financiador não possui vínculo acionário com a entidade, esta fonte de recurso recebe o nome de passivo.
Outra fonte de recursos são os acionistas. Na contabilidade, estes recursos recebem a denominação de patrimônio líquido.
Tanto o acionista quanto a instituição financeira que concede um empréstimo esperam ser remunerados por investir na entidade.
Os acionistas serão remunerados a partir da distribuição dos resultados dos dividendos, e as instituições financeiras a partir dos juros do empréstimo.
Atividades de investimento
Todas as transações ocorridas na entidade que dizem respeito aos itens utilizados para a produção econômica da própria entidade, tais como máquinas, equipamentos, móveis, utensílios,