INTRODUÇÃO AOS REVESTIMENTOS – CLASSIFICAÇÕES DE DESGASTE
Graduação em Engenharia Mecânica
Revestimentos e Tratamentos Superficiais
Professor: Paulo Villani Marques
Tema 1:
Introdução aos Revestimentos –
Classificações de Desgaste
1) Introdução:
Denomina-se desgaste à perda progressiva de substância da superfície de um corpo sólido, causado por ação mecânica, isto é, por contato e movimento relativo de um contra um corpo sólido, líquido ou gasoso.
A ação na superfície de um corpo sólido por contato e movimento relativo de um contra-corpo sólido, líquido ou gasoso é denominada “ação tribológica”. O desgaste resulta em pequenas partículas soltas (partículas de desgaste) e em modificações no material e na geometria da camada de superfície solicitada tribologicamente.
O termo desgaste é frequentemente utilizado para descrever tanto o processo de desgaste como seu resultado. A fim de evitar ambiguidades, para o processo o termo “processo de desgaste” pode ser utilizado e o resultado do desgaste pode ser identificado pela expressão “aparência de desgaste” ou por “quantidade de desgaste”.
2) Tipos de Desgaste:
É possível subdividir o processo de desgaste de acordo com o tipo de ação tribológica e as substâncias envolvidas nos diferentes tipos de desgaste.
Quando a classificação se baseia em analogias com a terminologia da resistência de materiais, isto é o desgaste sendo classificado conforme o tipo de ação tribológica, é possível distinguir vários tipos de desgaste, de acordo com a ação tribológica (especialmente a cinemática) e a estrutura do sistema. É preciso lembrar que vários mecanismos de desgaste podem estar envolvidos em todos os processos, de modo que mesmo diante de um tipo particular de desgaste a aparência deste poderá assumir várias formas. A tabela 1 apresenta os principais tipos de desgaste, que podem ser produzidos pelos vários tipos de ação tribológica, juntamente com a indicação dos mecanismos de desgaste envolvidos em cada caso.
Os