Introdução aos estudos de segurança
TEMAS
1. A segurança e a primeira das liberdades”. Como e em que medida?
2. A palavra segurança significa em latim, sem preocupações” sugerindo o sentido de ocupar-se de si mesmo. Será isto possível no contexto da sociedade actual, ou trata-se apenas de uma utopia.
3. o Conceito Estratégico da NATO tem sofrido varias alterações nos últimos anos culminando com as alterações saídas da Cimeira de Lisboa. Faca uma abordagem do
Conceito estratégico e desenvolva as novas alterações?
4. Os conceitos de Peacemaking e Peacekeeping estão a ser usados actualmente no novo modelo de segurança internacional. Desenvolva este tema tendo em conta o aparecimento, desenvolvimento e importância dos referidos conceitos?
5. A organização, atribuições e competências das forcas e serviços de segurança estão adequadas para responderem ao novo paradigma do crime.
6. Segundo alguns especialistas, o crime organizado esta a atingir níveis que levam ao
“controle” do aparelho governativo de alguns Estados, por parte deste. Será que esse controle e possível, já existe e em que medida, como combate-lo.
7. Actualmente existe um conjunto de ameaças a segurança internacional que se reflecte inequivocamente na segurança interna de cada país. Escolha uma dessas ameaças, caracterize-a e desenvolva o efeito desta na segurança interna.
8. Em algumas definições de terror, aparece que este “e o assassínio a baixo preço” ou
“ a derrota da multidão pela cobardia. Como e em que medida.
9. o sistema de videovigilância só pode ser instalado em locais onde exista um razoável risco de ocorrência de delitos contra pessoas ou contra o património. Quais as vantagens e desvantagens da existência de câmaras nas vias publicas e o seu papel na prevenção e controle do crime.
10. Os objectivos da actividade da Protecção Civil são: prevenir, atenuar, socorrer e apoiar. Como deverão ser desenvolvidos estes objectivos e em que medida.