Introdução aos Esportes coletivos
Circuito motor
OBJETIVOS:
Desenvolver a coordenação motora ampla, a agilidade, a percepção e o equilíbrio
METODOLOGIA (Descrição de como será desenvolvida a atividade):
O pátio da escola deve ser dividido em diversas estações, cada qual com uma atividade a ser desenvolvida. Os alunos serão divididos em 5 grupos e cada grupo ficará 15 minutos em cada estação.
1ª Estação: Coordenação motora ampla
Um arco é cortado ao meio e suas extremidades são presas a um cone de cada lado, formando o desenho de uma meia-lua. Aproximadamente 2 metros à frente são colocados dois cones no chão de forma horizontal. Essa sequência de arco e cones, de maneira intercalada, é feita até completar aproximadamente 10 metros.
A criança é orientada a passar por baixo do arco e em seguida pular por cima dos cones e assim sucessivamente até o final do circuito. Ao completá-lo, ela deve voltar correndo para o início da estação. Observação: Informar aos alunos para evitar tocar nos materiais da estação.
2ª Estação: Coordenação viso-motora e força
Os alunos devem lançar a bola dentro da cesta de basquete. Os alunos escolhem a bola, vôlei ou basquete, e fazem o arremesso de diferentes distâncias, marcadas no chão com fita crepe. Os alunos devem fazer o arremesso primeiro com a bola de vôlei nas três marcações de distâncias e depois com a bola de basquete, nas mesmas distâncias feitas com a outra bola.
3ª Estação: Coordenação motora ampla, equilíbrio e ritmo
Pular corda em grupo. Dois alunos movimentam a corda enquanto outros dois pulam. A cada erro mudam os “tocadores”.
4ª Estação: Coordenação motora ampla e coordenação viso – motora: drible, passe e recepção
Os alunos devem fazer uma fila atrás de uma fileira de cones. O aluno que inicia a atividade deve quicar a bola entre os cones, fazendo um zig-zag, até chegar à extremidade. Assim que chegar ao final da fileira de cones, ele lançará a bola para o colega que reiniciará o percurso, e