Introdução ao Protocolo STPS
Índice
O que é o protocolo STP? 3
(Spanning Tree Protocol) 3
Funcionalidades 4
Como o STP trabalha 5
Protocolo de Árvore Expandida 6
Evolução do STP 7
Bibliografia 8
O que é o protocolo STP?
(Spanning Tree Protocol)
É um protocolo projetado para ser executado em Bridges e Switches, padronizado pela norma 802.1d e garante que não irá existir situação de loop quando existirem caminhos redundantes na rede.
Funcionalidades
Em uma rede de alta disponibilidade, é necessário o estabelecimento de links redundantes entre os switches, de maneira que haja caminhos alternativos, em caso de falhas. Onde houver redundâncias haverão loops, fazendo com que os switches fiquem propagando continuamente quadros repetidos na rede. Esse fenômeno chama-se “tempestade de broadcast”. O protocolo STP é utilizado para evitar loops de rede na camada de enlace, permitindo a criação de links redundantes. Isso é feito realizando a designação de um switch da rede como sendo o switch-raiz (root bridge) que será responsável pela definição de toda a topologia da rede. Sendo assim, apenas um switch-raiz pode existir por vez na rede. Um switch é “eleito” de acordo com a soma da prioridade (32.768, por padrão) e o endereço MAC, sendo que o menor número será o switch-raiz.
Como o STP trabalha
Após o STP determinar a árvore com os menores custos: habilita todas as portas ROOT e DESIGNADAS habilita as portas DESIGNADAS desabilita outras portas
Após realizar a atividades acima, as Bridges trocam pacotes BPDU (Bridge Protocol Data Unit) periodicamente.
Quando a topologia da LAN é alterada, uma nova árvore (spanning tree) é construída.
Protocolo de Árvore Expandida
O Protocolo de Árvore Expandida (STP) permite múltiplos ou