Protocolos de Roteamento
CEP Mário Rezende – Cachoeiro de Itapemirim-ES
Curso: Técnico em Redes de Computadores
Disciplina: Comutação e Rede Local
Professor: Omar Rodrigues
PROTOCOLOS
Aluno:
Gabriel dos Santos Sereno
Cachoeiro de Itapemirim
Junho / 2014
Sumário
1. INTRODUÇÃO
Protocolos importantes para as redes de computadores que melhoram a comunicação e a vida do ser humano, crescendo cada vez mais as redes formando a grande Internet. A pesquisa mostra a definição, funcionamento e aplicação destes protocolos, mostrando toda a sua importância na rede e mostrar onde deve ser usado na prática.
2. PROTOCOLOS DE ENCAPSULAMENTO
2.1. ISL (INTER-SWITCH LINK)
Representação de uma rede com VLAN e Trunking
Fonte: http://lh5.ggpht.com/_bklsWYp6a_s/S6nL51WcVyI/AAAAAAAAAQM/IxPdO83nvRQ/mentor_vlan_thumb%5B17%5D.jpg?imgmax=800 2.1.1. DEFINIÇÃO
ISL é um protocolo da Cisco para a interconexão de vários switches e manutenção de informações de VLAN que são transferidas entre os switches, são portas configuradas como trunking, mantando total desempenho em links Ethernet em modo full-duplex ou half-duplex.
2.1.2. FUNCIONAMENTO
O protocolo trabalha em um ambiente ponto-a-ponto e pode suportar até 1000 VLAN’s e tem a função de identificar os quadros para cada VLAN realizando um novo encapsulamento do quadro, ou seja, o quadro original não é alterado. Um novo encapsulamento ISL é criado para cada quadro com informações de cabeçalho e trailes ISL. Por ser proprietário da Cisco, o ISL não pode ser sado em links entre equipamentos de outros fabricantes.
2.1.3. APLICAÇÃO
Usado somente em alguns modelos de switches da Cisco, servindo para a troca de informações de VLAN’s e usa a adição de quadros encapsulando por inteiro para definir o caminho das VLAN’s dos switches interligados.
2.2. 802.1Q (DOT1Q)
2.2.1. DEFINIÇÃO
A padronização feita pelo IEEE e definida como 802.1Q também chamado de