Introdução ao pensamento filosofico
ATITUDE FILOSÓFICA
Quando o ser humano passa a tomar a decisão de questionar o porquê de tudo na vida ele passa a se distanciar do mundo e das coisas, ao tomar essa distância, estaria interrogando a si mesmo, desejando conhecer porque cremos no que cremos, por que sentimos e o que sentimos e o que são as nossas crenças e sentimentos. Esse alguém estaria começando a adotar aquilo que chamamos de ATITUDE FILOSOFICA.
ATITUDE CRÍTICA
São características da atitude crítica são as características positivas que vem a ser a negação ao senso comum, aos fatos e idéias de uma sociedade, em resumo ao que todo mundo diz e pensa. A atitude filosófica é positiva que vem a ser uma interrogação as coisas, as idéias, os fatos, as situações, os comportamentos, os valores, nós mesmos. A face negativa e positiva da atitude filosófica constitui o que chamamos de atitude crítica e pensamento crítico.
Verdade, pensamento, procedimentos especiais para conhecer fatos, relação entre teoria e prática, correção e acúmulo de saberes: tudo isso não é ciência, são questões filosóficas.
A Filosofia é o ensinamento da moral e ética. A Filosofia pode ser entendida como um aponte para o conhecimento, ensinamento de como lidar com as pessoas e o mundo, lidar com situações.
Mesmo que disséssemos que a Filosofia não é a busca do conhecimento, ou a capacidade de conhecer, ou apenas falarmos que é uma questão moral e ética, o estilo filosófico e atitude filosófica assim como todos os questionamentos da vida continuariam.