INTRODUÇÃO ALIMENTAR BEBE
Os bebês já estão acostumados com o sabor mais adocicado por causa do leite materno ou fórmula, desta forma, iniciar pelas frutas pode ser mais fácil na aceitação.
Comece com as frutas mais doces e “básicas” como banana, pêra, maçã. Ofereça repetidamente a mesma fruta por 3 dias seguidos no mínimo e observe se tem alguma reação alérgica.
As frutas ditas “proibidas” são o abacaxi por ser alérgico e causar aftas em algumas pessoas e o morango por causa da quantia de agrotóxicos, mas se for orgânico não vejo problema.
Ao meu ver, as frutas mais cítricas e azedas devem ser introduzidas conforme o bebê se acostuma mais com a novidade em sua alimentação.
Recomendo que os bebês fiquem 1 semana comendo só a fruta 1 vez por dia, pra depois introduzirmos a papa principal, também 1 vez por dia.
Espere mais 1 semana e introduza a fruta no lanche da tarde e o jantar.
Fica mais ou menos assim:
- Como fazer e oferecer a Papinha Principal:
A papinha deve ser feita com todos os grupos dos alimentos, assim você proporciona a ingestão dos nutrientes necessários para o desenvolvimento do bebê.
Olha só esta tabela, é só escolher 1 alimento de cada coluna e fazer a papinha:
Pra temperar, abuse dos temperos caseiros como cebola, alho, salsinha, cebolinha, orégano, coentro, tomilho, manjericão.
Eu recomendo cozinhar os ingredientes separadamente, com pouca água, panela fechada pra não perder as vitaminas hidrossolúveis (as que se dissipam na água durante o cozinmento), sem sal na água.
Depois de tudo cozido, amasse com o garfo, sem triturar, liquidificar, peneirar, misture e tempere.
Uma forma bem bacana é também temperar os ingredientes separadamente pra apresentar os sabores e texturas unicamente aos bebês.
- Leite de vaca e derivados:
Esse grupo de alimentos só é indicado após aos 12 meses, pois é um grupo alimentar altamente alérgico. Ou seja, queijo, iogurte, leite, requeijão, danone, petit suisse NÃO é