Introduçao
Nome: Jeniffer
Evolução do pensamento administrativo 1
Administração Cientifica A administração cientifica é um modelo de administração criado pelo americano Frederick Taylor no fim do século XIX e inicio do século XX e que se baseia na aplicação do método cientifico na administração com o intuito de garantir o melhor custo/beneficio aos sistemas de produtividade.
Taylor procurava uma forma de elevar o nível de produtividade conseguindo que o trabalhador produzisse mais em menos tempo sem elevar os custos de produção. Assim, ele observou que os sistemas administrativos da época eram falhos. A falta de padronização dos métodos de trabalho, o desconhecimento por parte dos administradores do trabalho dos operários e a forma de remuneração utilizada foram as principais falhas estudadas por Taylor.
Taylor propõe a racionalização do tempo por meio do estudo dos tempos e movimentos. Seu trabalho deveria ser analisado e testado cientificamente e deveria ser definida uma metodologia a ser seguida por todos os operários com a padronização do método e das ferramentas.
Fundamentos da organização Racional do Trabalho
* Analise do trabalho do tempo e movimento; * Estudo da fadiga humana; * Divisão do trabalho e especialização do trabalho; * Desenho de cargos e tarefas; * Incentivos salariais e prêmios de produção; * Condições ambientais de trabalho; * Padronização de métodos e maquinas; * Supervisão funcional.
Princípios da Administração Cientifica
* Principio de Planejamento – Substituição da improvisação; * Principio de Preparo dos Trabalhadores – Execução do que foi planejado; * Principio de Controle – Supervisão rígida do trabalho; * Principio de Execução – Distribuir as atribuições.
A teoria proposta por Taylor e que causou uma verdadeira revolução no sistema produtivo seguiu sendo aperfeiçoada ao longo dos anos apesar das criticas e é sem