Introduçao a economia
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
EDNALVA FIGUEIREDO DOS SANTOS
INTRODUÇÃO À ECONOMIA
Brumado – Ba.
2010
EDNALVA FIGUEIREDO DOS SANTOS
INTRODUÇÃO À ECONOMIA
Trabalho apresentado ao Curso Bacharelado em Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Introdução à Economia.
Prof. Edilson Gonçalves Moreira.
Brumado – Ba.
2010
INTRODUÇÃO.
O presente trabalho trata-se de um estudo em torno da Inflação e má distribuição de renda. Atualmente, a política econômica brasileira está assentada no regime de metas de inflação que tem sido eficaz em manter a inflação sob controle. A manipulação da taxa de juros, ao afetar os níveis de consumo e investimento, afeta todo o desempenho da atividade econômica e retira do empresário a capacidade de impor preços maiores. A inflação, no entanto, mantém-se sob controle ao custo do comprometimento do desempenho econômico. Em outras palavras, mantém-se a inflação sob controle gerando estagnação econômica e desemprego.
A inflação é definida com aumento generalizado dos preços. Uma inflação em níveis elevados é prejudicial ao conjunto do sistema econômico, pois o desorganiza e tira a previsibilidade dos agentes econômicos. A inflação, contudo, não afeta a todos os agentes econômicos por igual. Os trabalhadores, que não têm instrumentos para proteger os seus salários, são os mais prejudicados. Os empresários, ao contrário, ao determinar os preços dos seus produtos, têm como proteger as suas margens de lucro. Da mesma forma, a parcela da sociedade que tem acesso às diversas modalidades de aplicações disponíveis no mercado financeiro tem a sua riqueza protegida da inflação, diferentemente daqueles que não têm acesso ao sistema financeiro.
Pode-se dizer, portanto, que a inflação distribui renda em detrimento dos trabalhadores e dos mais pobres.
Para tanto, quatro perguntas vão nortear o desenvolvimento do trabalho:
1 – De que forma a