introduçao a administraçao
A administração nada mais é do que a condução racional das atividades de uma organização seja ela lucrativa ou não lucrativa. Sem a administração, as organizações jamais teriam condições de existir e de crescer. As competências são as qualidades de quem é capaz de analisar uma situação, apresentar soluções, resolver, define estratégias, efetua diagnósticos de situações, dimensiona recursos, planeja sua aplicação, gera inovação e competitividade. Suas competências duráveis: o Conhecimento, a Habilidade e a Atitude.
Conhecimento - É o acesso à informação, viver experiências, ler sempre, reciclar e ter uma rede de relacionamento significável, isso significa aprender a ler, a ter contanto com outras pessoas e profissionais é importante também o acervo de informações, conceitos, ideias, experiências, aprendizagens que o administrador possui a respeito de sua especialidade. O administrador precisar sempre estar se atualizando, pois o conhecimento muda a cada instante com isso em função da mudança e da inovação que ocorrem com intensidade cada vez maior. O conhecimento e necessário e fundamental, mas não e suficiente para o sucesso profissional.
Habilidade - É a capacidade de colocar o conhecimento em ação. Transformando teoria em prática, sem falar que a condição pessoal que torna o administrador capaz de diagnosticar situações e propor soluções criativas e inovadoras. A atitude dá autonomia e independência ao administrador, ele visualiza as oportunidades que nem sempre são percebidas pelas pessoas comuns.
Atitude - É um estilo pessoal, fazer as coisas acontecerem, empreender e possuir impulso e determinação. Quer dizer que representa o estilo de fazer as coisas acontecerem, a maneira de liderar, de motivar, de comunicar e de levar as coisas para frente. Esse comportamento pessoal do administrador é algo que ninguém poderá ter, pois envolve o impulso e a determinação de inovar e a convicção de melhorar