Introducao
O presente trabalho é de carácter avaliativo que ostenta com o tema “Manutenção Técnica dos Chassis ou Bastidores ”, no qual dentro deste vai tratar-se do Objetivo dos Chassis, a Constituição dos Chassis, o Principio de Funcionamento dos Chassis, a Manutenção dos Chassis, as Avarias dos Chassis, assim como os métodos de Reparação dos Mesmos.
No que concerne a metodologia utilizada para a elaboração deste trabalho, é de referir que foram consultadas algumas obras literárias, assim como pesquisas na Web.
Chassis
O Chassis é a estrutura resistente maioritariamente feita de aço, que suporta a carroceria e o motor. Uma das principais peças dos automóveis é o chassi, pois é nele que quase todas as partes dos carros serão afixado.
O modelo clássico de chassi, utilizado desde a década de 1930, consiste em longarinas laterais em forma de U, combinadas com reforços transversais em forma de X, que proporcionam uma maior resistência à torção. Atualmente são utilizadas, em geral, secções retangulares para as longarinas laterais e para os reforços transversais em forma de X, o que lhes confere ainda maior resistência. Com estas estruturas o piso tende a ser alto.
Os chassis dos automóveis apresentam, em geral, os elementos resistentes na periferia para que o piso seja baixo. Esta disposição consiste basicamente num retângulo aberto formado por elementos de seção retangular, sendo os lados menores do retângulo fabricado, de modo a aumentar a resistência à torção, que de outra forma seria pequena.
Alguns fabricantes utilizam tubos de aço de grande diâmetro, em vez dos elementos em forma de U ou rectângular, já outros soldam um grande número de tubos de pequena seção para conseguir uma estrutura tridimensional leve mais resistente.
Esse esqueleto é submetido a forças intensas, trancos, torções e flexões causadas não apenas pelas irregularidades do piso, mas pelas forças mecânicas envolvidas nos processos de acelerar, frear, traçar curvas, inclinar.