Introducao a EaD Capitulo 1
Capítulo 1: Histórico e perspectivas da educação a distância: primeira aproximação temática
Prof. Dr. Geraldo da Silva Gomes
Prof.ª Dr.ª Maria Lourdes F. G. Aires
Introdução
Uma educação sem desejo e necessidade de aprender algo mais para nos tornar melhores não é educação, é apenas um conjunto de respostas sem perguntas.
Neste capítulo, trabalharemos essa relação de desejo e necessidade de conhecer a educação a distância. Apresentaremos os conteúdos necessários para o entendimento histórico dessa modalidade de educação, na qual as tecnologias revolucionam costumes e nos oferecem outros caminhos para o conhecimento.
1.1 Educação
Internalize essa primeira informação e, com o tempo, aprimore-a: educação é fenômeno e processo. Muitas correntes filosóficas, a partir das quais a pedagogia se beneficiou, possibilitam inúmeras definições para a educação. Recorreremos como suporte teórico ao filósofo Immanuel Kant.
Educação como fenômeno
O homem não pode se tornar verdadeiramente homem senão pela educação. Ele é aquilo que a educação dele faz.
(KANT, I. Sobre a pedagogia.
Piracicaba: Unimep, 2002, p. 15.)
O que essa primeira proposição sinaliza? A educação é algo intrinsecamente humano, isto é, não ocorre com os outros seres. Você pode adestrar um animal, mas jamais vai educá-lo. Você pode ensinar habilidades a um ser humano, instruíUnitins - UAB 11
Introdução à EaD
lo na construção de algum objeto, mas, sem a dimensão educativa, fica apenas um saber prático retido na memória. A educação é algo que trazemos conosco, é o que nos transforma em pessoas. O estatuto da pessoalidade (de estar e sentir-se no mundo e identificar-se com uma comunidade-sociedade) passa pela educação.
Pela educação aprendemos que somos formados por um conjunto de esferas distintas, às vezes, simples, em outras, extremamente complexas. Temos dentro de nós a sabedoria, o riso, o sagrado, o erótico, a ciência, o lúdico, o saber-fazer, o emocional. Entretanto esse fenômeno