Introducao ao metodo pilates
Frederico A. Messias Braga
INTRODUCAO AO METODO PILATES
O Metodo Pilates desenvolvido por Joseph Hubertus Pilates, um inteligente complexo de movimentos fisicos que utilizam princípios especiais e específicos para relacionar corpo e mente, trabalhando a resistência física, respiração, alongamento e flexibilidade. Joseph Pilates se inspirou em diversas técnicas, terapias e praticas para elaborar seu método; a Hatha-Yoga, a meditação Zen, a dança e ate mesmo alguns esportes, associando o estudo da postura e respiração corretas. Os principais objetivos são: concentração, consciência corporal, respiração, alinhamento, controle de centro, eficiência e fluência de movimentos.
Joseph Hubertus Pilates nasceu na Alemanha em 1880, em sua adolescência o mesmo praticou inúmeros esportes sendo que em 1912 tornou-se lutador de boxe profissional, porém no período da I Guerra mundial em 1914 o mesmo foi exilado e passou a trabalhar em um hospital com exilados e mutilados. Foi nesse período que Joseph iniciou com o uso de molas no tratamento médico. Em 1923 Joseph mudou-se para Nova Iorque onde abriu seu primeiro estúdio, mas seu trabalho só ganhou repercussão a partir dos anos 40 tendo maios destaque entre os dançarinos, destacando que o mesmo acabou casando com uma dançarina a qual após a morte de Joseph em 1967 aos 87 anos passou a assumir o estúdio do marido dando continuidade ao trabalho.
O Método Pilates divide-se em exercícios de solo onde são executados no chão em postura deitada, sentada ou em pé e exercícios em aparelhos sendo estes executados em aparelhos criados pelo próprio Joseph Pilates onde se utiliza molas as quais geram maior resistência aos movimentos. Joseph sempre deu grande importância à flexibilidade com exercícios que pudessem oferecer tais benefícios, a partir de seus estudos chegou-se hoje a exercícios que envolvem contrações isotônicas e isométricas com ênfase no centro de força