INTRODUC A O A LOG
A primeira iniciativa identificada foi o apoio a gestão de suprimentos.
No final da década de 80, o Wal-Mart já vivia uma realidade impressionante no que tange a gestão da cadeia de suprimentos. Isso se deu pelo forte investimento em contingente, infraestrutura e apoio logístico para que toda a operação ocorresse de forma eficiente e totalmente eficaz.
Os investimentos citados acima são:
-
88.000 funcionários;
-
112 centros de distribuição;
-
51 escritórios de transportes;
-
7.200 cavalos mecânicos;
-
53.000 reboques;
-
8.000 motoristas;
Estes, serviam mais de 6.500 lojas espalhadas pelos Estados Unidos.
Considerando o cenário acima associado às boas praticas adotadas pelo grupo, tornouse praticamente impossível gerar algum tipo de perda no processo, visto que, com este processo a organização não dependeria de terceiros.
Estes investimentos geraram ao Wal-Mart um custo total de distribuição de
1,7%, baseado em seu custo total, contra 3,5% da concorrência. Considerando um mercado com margens acirradamente apertadas e competitivas, esta diferença já garantiu à organização bons passos à frente.
A segunda iniciativa identificada foi a adoção do sistema de compras diretas.
Conforme descrito no texto o fundador da rede, Sam Walton, antes de fundá-la era franqueado da Ben Franklin que, por contrato, deveria comprar determinados itens da própria franquia. Existiam itens que a aquisição poderia ser feita de forma direta, ou seja, comprando diretamente do fabricante e recebendo os itens diretamente em sua loja. Já havia por parte dele a percepção da facilidade da compra em varejistas de desconto e Sam foi forçado a desenvolver um sistema próprio de distribuição, por conta da incapacidade logística da ocasião pois o Wal-Mart estava localizado - na época em Arkansas.
1
Foram estabelecidos escritórios de compras em NY com o mesmo mindset de compras diretas, eliminando os intermediários.
A terceira iniciativa identificada foi a procura por