Introdu O E Relat Rio De Educa O Profissional E Educa O Em Ambientes N O Escolares
Curso: Pedagogia
Disciplina: Educação Profissional e Educação em Ambientes não Escolares
Participantes:
Rafaela dos Santos Conceição
RA: 379815
Luci Kelly de Jesus Costa
RA: 353034
Jessilene de Santana Carvalho
RA: 371816
Lealdice Moreira dos Santos Reis
RA: 368016
Título da Atividade: Educação Profissional e Educação em Ambientes não Escolares
Tutor:
Cidade: Salvador
Entrega:
Introdução
Nossa ATPS de Educação Profissional e Educação em Ambientes não Escolares, nos traz conceitos sobre a educação não formal que deve ser entendida como a educação que se aprende no compartilhamento de conhecimentos ao longo da vida do aluno, em espaços e ações coletivas, assim, estabelecidos no dia-a-dia.
Iniciamos em conceituar o que essa educação difere da Educação formal. A Educação formal é aquela desenvolvida nas escolas, com conteúdos previamente demarcados, a informal como aquela que os indivíduos aprendem durante seu processo de socialização – na família, bairro, clube, amigos etc., carregada de valores e culturas próprias, de pertencimento e sentimentos herdados; e a educação não-formal é aquela que se aprende “no mundo da vida”, via os processos de compartilhamento de experiências, principalmente em espaços e ações coletivos cotidianos, trazendo abordagens sobre a função do pedagogo em outros ambientes que não são o comumente encontrado.
A atuação do profissional pedagogo quer nos espaços escolares ou não escolares nos remete a uma reflexão mais profunda sobre a sua formação na relação com o exercício profissional. Partimos da compreensão que toda atividade pedagógica é uma prática social abrangente e formativa, ocorrendo em situações diversas e em diferentes espaços, sob a influência das demandas e desafios da sociedade, das finalidades educativas, dos conhecimentos envolvidos, das especificidades institucionais e do perfil dos sujeitos que desenvolvem a prática.
Desde os âmbitos do setor empresarial ao âmbito de