Introdu O C Pia
O trabalho que por nós vai ser apresentado fala de três temas que ambos tem a ver com electricidade e electrostática, falaremos das redes eléctricas em que dissemos que é um circuito complexo constituído por malha, ramos e nós que iremos também definir tendo uma noção básica desses conceitos. Falaremos ainda das leis de Kirchhoff exactamente duas que se designam por lei da Malha e lei dos Nós.
Redes eléctricas
Uma rede eléctrica é um circuito complexo constituído por malhas, ramos e nós que não pode ser reduzido a um circuito equivalente simples.
A rede eléctrica acima é constituída de dois geradores E1 e E2 com resistências internas r1 e r2 respectivamente, um receptor E3 e resistência interna r3 resistores de resistência R. note que não é possível obter um circuito equivalente pois não se tem como isolar nenhum dos elementos constituintes do circuito.
Agora é necessário estabelecer algumas identificações para a compreensão da rede.
Trata-se do mesmo circuito citado acima porém agora denotaremos algumas identificações.
Noção de malha, ramo e sentido da corrente de circulação
Malha é todo circuito fechado composto, pelo menos por dois nós consecutivos.
Nó: é qualquer ponto de um circuito no qual a corrente eléctrica se divide.
Ramo parte do circuito compreendido entre dois nós consecutivos.
Sentido da corrente de circulação ou eléctrica está convencionado que o sentido da corrente eléctrica é o da região de potencial mais elevado para a de potencial mais baixo, independentemente do sentido real da carga. O sentido da corrente eléctrica é então por convenção, o sentido do campo eléctrico no interior do condutor, seja qual for o sinal dos portadores.
No inicio da historia da electricidade definiu-se o sentido da corrente eléctrica como sendo o sentido do fluxo de cargas positivas, ou seja, as cargas que se movimentam do pólo positivo para o pólo negativo.
O sentido real da corrente eléctrica depende da natureza
As leis de Kirchhoff