Introdu o Teorica Pólos magéticos
794 palavras
4 páginas
Introdução TeóricaMagnetismo se define como a capacidade de atração em imãs, ou seja, a capacidade que um objeto possui de atrair outros objetos. Os imãs naturais são compostos por pedaços de ferro magnético ou rochas magnéticas como a magnetita (óxido de ferro Fe3O4).
Os polos magnéticos são dois pontos da superfície da Terra onde se encontram as suas linhas de forças magnéticas: Polo norte magnético e Polo sul magnético.
A Terra age como um enorme íman devido à existência de uma massa de ferro no seu núcleo. Correntes elétricas no núcleo geram a maior parte do campo magnético, embora 10% sejam produzidos por correntes da ionosfera.
Os polos mudam de posição lentamente, mas permanecem a cerca de 1.600 km dos polos geográficos que determinam o eixo de rotação da Terra.
Ao contrário do que ocorrem com os polos geográficos, os dois polos magnéticos não são exatamente opostos. A linha imaginária que os une (eixo magnético), não passa pelo centro exato da terra, mas a cerca de 530 km do mesmo.
As linhas são geralmente curvas, mas não têm necessariamente de o ser em todos os casos; por exemplo, num campo magnético ou elétrico uniforme, as linhas de campo são linhas retas e imaginárias paralelas umas às outras.
Observando as linhas formadas por limalhas de ferro em uma folha de papel colocada sobre um imã, Michael Faraday propôs o conceito de linhas de força. Essas linhas permitem estudar por onde passa o campo elétrico, e sua intensidade, conforme a concentração de limalha de ferro em determinada região. Elas são assim definidas como linhas imaginárias que mostram a atuação do campo elétrico em um determinado ponto no espaço.
1. Objetivo
O Objetivo deste relatório é descrever a experiência realizada no laboratório de física com o intuito de observar a orientação das linhas de campo magnético e comprovar conceitos ministrados pela professora em sala de aula.
2. Objetivo Geral
O objetivo da experiência realizada no laboratório de física foi de demonstrar