Introdu o Psicometria
O homem, desde os tempos primitivos, tem a preocupação de fazer observações mais precisas sobre o mundo, de estimar a duração entre o dia e a noite, a sucessão de estações, e para isso desenvolveu instrumentos de aferição do tempo, para medir distâncias, tamanho, entre outros. A partir do século XIX, o ser humano se voltou para si próprio com o mesmo objetivo.
Um dos conceitos de grande utilidade em psicologia ao se medir um comportamento humano é o conceito de equação pessoal, que é a tendência que as pessoas têm a subestimar ou superestimar quantidades.
Em 1879, em Leipzig, na Alemanha, Wund inaugura o primeiro laboratório de psicologia experimental e seu objetivo era obter uma descrição generalizada do comportamento humano, ou seja, o que temos em comum. Sua maior contribuição foi valorizar o controle rigoroso das condições de observação (condições padronizadas).
Psicometria é o conjunto de técnicas que permite a quantificação dos fenômenos psicológicos.
Medir significa atribuir magnitudes a certa propriedade de objeto ou classe de objetos, de acordo com certas regras preestabelecidas e com ajuda do sistema numérico, de modo que possa ser provado empiricamente.
Características do processo de medir.
1. Implica sempre em um resultado numérico – quantitativo.
2. Apresenta-se em unidades relativamente constantes. Ex.: 1 metro.
3. No caso da Psicologia, a medida é relativa, por não dispor de um ponto zero absoluto. Partimos de uma média da população.
Mensuração é o processo de atribuir símbolos (número, letra, palavra,etc) a objetos(elemento para o qual a mensuração se dirige. Ex.: pessoas, animais,etc) seguindo regras (formulações previamente estabelecidas) e os números atribuídos a esses objetos ou eventos devem representar quantidades de atributos (características do objeto, o que está sendo avaliado).
Ex.: Medir a inteligência (atributo) de uma criança (objeto) por meio de um questionário