Introdu O Periodo Numericos De Roma
Desenvolvimento
O sistema de numeração Romano O assunto "sistema de numeração romano" é um dos mais populares na Escola. É, também, uma magnífica fonte de parvoíces e fantasias para quem ignorar a advertência que temos feito em nosso material histórico: conceitos, métodos, terminologia, notação, valores e motivações de antigamente poucas vezes são iguais aos atuais
Com efeito
O sistema de numeração usado pelos romanos era bastante diferente do que HOJE chamamos de sistema romano e que ainda é usado em relógios, capítulos de livros, datas de copyright, nomes de reis e papas e etc. O moderno sistema romano é resultado de uma longa evolução do sistema usado pelos antigos romanos, tendo tomando a forma atual a partir do Renascimento.
O sistema de numeração dos antigos romanos tinha várias diferenças com o atual sistema romano que aprendemos no ensino primário: vários algarismos eram diferentes, os romanos raramente usavam o princípio subtrativo e, acima de tudo, não tinham regras fixas para escrever os numerais.
No que segue, passaremos a provar e elaborar as afirmações acima. Para evitar confusões, usaremos a seguinte terminologia não usual: sistema romano-romano: sistema de numeração usado pelos antigos romanos sistema romano-medieval: o "romano" usado durante a Idade Média sistema romano-moderno: o "romano" que atualmente aprendemos na escola e usamos ou encontramos em algumas situações.
Em ordem a evitar um texto excessivamente longo, dividiremos