Introdu O MICROBIOLOGIA
No âmbito da cadeira de Microbiologia, realizou-se no dia 26/03/2015 uma visita ao laboratório de Microscopia pelos estudantes do curso de Nutrição, segundo ano terceiro semestre, acompanhados pelo docente da cadeira Dr. Leonardo.
Objectivo Geral:
Aprender o fundamento do método de coloração de Gram.
Objectivos Específicos
Desenvolver habilidades para executar as técnicas de preparação de esfregaços para o método de coloração de Gram;
Desenvolver a habilidade, para utilizar o microscópio óptico, observando as bactérias após a coloração de Gram.
Saber diferenciar e classificar as bactérias de acordo com a coloração obtida e relacionando-as á composição química da parede celular das mesmas;
FUNDAMENTO TEÓRICO
Coloração de Gram
A coloração de Gram recebeu este nome em homenagem a seu descobridor, o médico dinamarquês Hans Cristian Joaquim Gram. Em 1884, Gram observou que as bactérias adquiriram cores diferentes, quando tratadas com diferentes corantes. Isso permitiu classificá-las em dois grupos distintos: as que ficavam roxas, que foram chamadas de Gram-positivas, e as que ficavam vermelhas, chamadas de Gram-negativas.(1,2) O método de gram baseia-se no facto de que, quando certas bactérias são coradas pelo Cristal Violeta e depois tratadas pelo lugol, forma-se um composto de coloração escura (roxo-violeta) entre o iodo e o cristal violeta, o qual é fortemente retido por certas bactérias e não pode ser removido pelo tratamento subsequente com álcool. Tais bactérias são ditas Gram Positivas. Outras bactérias deixam-se descorar facilmente pelo álcool e são classificadas como Gram negativas. Após o tratamento pelo álcool usa-se um contra corante (Fucsina ou safranina) e as bactérias Gram negativas tomam a cor Vermelha.(1,3)
MATERIAIS USADOS
Os materiais usados na técnica de coloração de Gram:
1. Luvas;
2. Lamina ou Lamela;
3. Papel Higiénico;
4. Bico de Bunsen;
5. Microscópio Óptico.
Reagentes e