Introdu o Macroeconomia
A Macroeconomia estuda a economia como um todo, analisando a determinação e o comportamento de agentes agregados, tais como: renda e produtos nacionais, nível geral de preços, emprego e desemprego, estoque de moeda e taxas de juros, balanço de pagamentos e taxa de câmbio.
Ao estudar e procurar relacionar os grandes agregados, a
Macroeconomia não tem por enfoque o comportamento das unidades econômicas individuais e de mercados específicos. Como já foi analisado, essas são preocupações da Microeconomia.
INTRODUÇÃO
A Macroeconomia trata o mercado de bens e serviços como um todo (agregando produtos agrícolas, industriais e serviço de transporte, por exemplo), assim como o mercado de trabalho (não se preocupando com diferenças na qualificação, sexo, idade, origem da força de trabalho, etc.).
Esse enfoque mais agregativo pode omitir fatores específicos importantes. Por exemplo, quando consideramos apenas o nível geral de preços, não atentamos devidamente para o comportamento diferenciado das variações de preços de produtos relevantes, como preços agrícolas, construção civil etc.
INTRODUÇÃO
A teoria macroeconomia propriamente dita preocupa-se mais com aspectos de curto prazo. Especificamente, trata de questões como o desemprego, que aparece sempre que a economia está trabalhando abaixo do seu máximo de produção, e da estabilização do nível geral de preços.
Em outras palavras, a análise de curto prazo avalia fundamentalmente questões conjunturais, como desemprego e inflação.
OBJETIVOS DA POLÍTICA
MACROECONÔMICA
São os seguintes macroeconomia: os
1 – alto nível de emprego;
2 – estabilidade de preços;
3 – distribuição de renda;
4 - crescimento econômico.
objetivos
de
política
OBJETIVOS DA POLÍTICA
MACROECONÔMICA
As questões relativas ao emprego e a inflação são consideradas conjunturais, de curto prazo. É a preocupação central das chamadas políticas de estabilização. As questões relativas ao crescimento econômico e à