Introdu O Lei De OHM Original
O experimento foi realizado com base na lei de Ohm, onde o objetivo é encontrando quais são os resistores ôhmicos e os resistores não ôhmicos através de alguns resistores. Para isso foi montado um circuito usando o Multímetro com a função de Amperímetro, conectado com os resistores ou lâmpada e ligado a Fonte Elétrica com corrente e Tensões reguláveis, selecionando a escala 2A em corrente continua. Com esse aparelho foram realizadas as leitura, para a lâmpada, o resistor 1 e o resistor 2, onde efetuamos a leitura dos valores de I para uma escala de 2 em 2 em U e anotamos em uma tabela.
1.Introdução
O criador da Lei de Ohm George Simon Ohm estabeleceu em 1827 teoricamente a lei que leva seu nome. Ele concluiu que “Mantendo-se a temperatura de um resistor constante, a diferença de potencial aplicada nos seus extremos é diretamente proporcional à intensidade da corrente elétrica”. Ou seja, U1 =U2=Un, portanto U=R.i. U1=U2=Un
Onde V é a diferença de potencial, cuja unidade é o Volts (V); i é a corrente elétrica, cuja unidade é o Àmpere (A); R é a resistência elétrica, cuja unidade é o Ohm (Ω).
Com isso podemos concluir que condutores que mantém sua resistência constante são chamados de resistores ôhmicos, e aqueles condutores que tem a sua resistência variante são chamados de resistores não-ôhmicos.
Resistores são dispositivos elétricos que tem a função de transformar energia elétrica em energia térmica, conhecida como calor.
Objetivo
Comprovar a lei de Ohm, verificando quais resistores são Ôhmicos e quais não são Ôhmicos.
2. Materiais e Métodos
Materiais utilizados
1. Amperímetro
2. Multímetro
3. Conjunto de Resistências
4. Fonte Elétrica com corrente e Tensões reguláveis
Figura 1, 2 e 3.
Figura 4
Descrição do experimento
Foi utilizado o multímetro com função de amperímetro, ligando o mesmo, com a resistência ou a lâmpada, e conectando com a Fonte elétrica