Introdu o ETica
“Ética e Relações Humanas no Trabalho: Escravidão em pleno Século XXI”
A Aliança Global foi reunida contra o Trabalho Forçado, cujo objetivo é erradicar todas as formas de trabalho forçado e escravo no mundo.
Este objetivo só será possível se houver interesse político e comprometimento coragem e determinação, além da alocação de recursos suficientes para aprimorar a legislação e sua aplicação, a prevenção e a reinserção das vítimas do trabalho forçado. A luta pela erradicação do trabalho escravo e forçado supõe a articulação de ações em diversas frentes, incluindo uma legislação clara contra esta prática, planos de ação que envolva os governos, organizações sindicais e de empregadores, assim como outros parceiros sociais, a aplicação rigorosa das leis, o aumento do conhecimento sobre o tema e da conscientização da sociedade, assim como a elaboração e disponibilização de materiais para a sensibilização e o treinamento dos diversos agentes que devem ser mobilizados para a consecução.
Com grande interesse o Brasil tem se mostrado nesta luta, contra o trabalho forçado, reconhecido internacionalmente.
Com sua atuação heroica O Grupo Móvel de Fiscalização do Trabalho conseguiu entre 1995 e 2006, resgatar da situação de trabalho escravo mais de 22 mil trabalhadores, exemplo de determinação dos pais em enfrentar problema. E tentar auxiliar na busca de soluções.
Apesar dos avanços realizados, ainda há muito por fazer, principalmente em relação à reinserção no mercado de trabalho dos resgatados da condição de escravidão e à busca de novos mecanismos que rompam o ciclo de impunidade.
Escravidão e Ética: é o resultado do trabalho degradante que envolve cerceamento da liberdade, O sistema que garante a manutenção do trabalho escravo no Brasil contemporâneo é ancorado em duas vertentes: de um lado, a impunidade de crimes contra direitos humanos fundamentais aproveitando-se da vulnerabilidade de milhares de brasileiros que, para garantir sua