INTRODU O ECONOMIA
2015.1
INTRODUÇÃO À ECONOMIA.
Seja no nosso cotidiano, seja através dos jornais, rádio e televisão, deparamo-nos com inúmeras questões econômicas, por exemplo:
Aumento de preços;
Períodos de crise econômica ou de crescimento;
Desemprego;
Setores que crescem mais do que outros;
Crise no balanço de pagamento;
Valorização ou desvalorização da taxa de câmbio;
Ociosidade de alguns setores de atividade;
Diferenças de rendas entre as várias regiões do país;
Taxas de juros;
Déficit governamental;
Elevação de impostos e tarifas públicas.
Esses temas, já rotineiros, são discutidos pelos cidadãos comuns, que, com altas doses de empirismo, têm opiniões formadas sobre medidas que o Estado deve adotar.
O objetivo do estudo da ciência econômica é o de analisar os problemas econômicos e formular soluções para resolvê-los, de forma a melhorar a nossa qualidade de vida.
Conceito de Economia A palavra economia deriva do grego “oikosnomos” (de oikos = casa e nomos = lei), que significa a administração de uma casa, ou do Estado e pode ser assim definida Economia: é a ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem (escolhem) empregar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços de modo a distribuí-los entre as várias pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas. Essa definição contém vários conceitos importantes que são a base e o objeto do estudo da ciência econômica:
Escolha;
Escassez;
Necessidades;
Recursos;
Produção;
Distribuição.
Sistemas econômicos e problemas econômicos fundamentais.
Um sistema econômico pode ser definido como sendo a forma política, social e econômica pela qual, está organizada uma sociedade.
Os elementos básicos de um sistema econômico são:
Estoque de recursos produtivos ou fatores de produção – recursos humanos (trabalho e capacidade empresarial), o capital, a terra, as reservas naturais e a tecnologia.
Complexo de unidades de produção – constituído pelas