Introdu O Ao Pensamento Filos Fico
IX. A Opinião Pública
Editora Pensamento-Cultrix LTDA - São Paulo
Título original: KleineSchule Des PhilosophischenDenkens
R. Piper & Co. Verlag. München 1965
Opinião pública pode ser definida como a expressão dos anseios populares nos campos políticos, sociais e econômicos de umdeterminado grupo. Contudo, elanem sempre reflete os reais desejos e necessidades dacoletividade, uma vez que há diversos modos de alterar a opinião de massa, por meio da manipulação dos fatos.O texto adverte que:
“No círculo estreito de nós mesmos, o adversário da verdade éo desejo de poder.
O desejo da verdade nos impele a revelar, o desejo de poder nos impele a ocultar.
Se abolíssemos o desejo de poder, deixaria de existir a tendência de esconder.”
O desejo de poder transforma o homem. Para alcançar suas metas, ele faz uso de tudo o que julga preciso para chegar a uma posição de poder, mesmo que suas atitudes não sejam consideradas éticas e morais. Uma estratégia amplamente utilizada para convencer um público de que tal ideia é correta,se chama“manipulação”.Vale ressaltar quea manipulação e a persuasão são duas estratégiasdistintas. A manipulação trata os indivíduos como objetos, não apresenta evidências claras, faz mau uso da retórica e até omite fatos, enquanto a persuasão tem por objetivo induzir alguém a acatar alguma ideia por meio de argumentos racionais, de forma transparente.Todos os representantes políticos de um grupo têm o dever ético e moral de serem transparentes ao público, divulgando com integridade suas intenções e escolhas. Para isso, é de suma importância a publicidade:
“[...] só à luz da verdade e da divulgação honesta pode o desenvolvimento dos negócios políticos e econômicos levar a algo de bom.
A verdade requer publicidade máxima.”
O exercício constante do domínio da mente das massas leva-a a crer que não possui qualquer poder de transformar a realidade, fazendo com que os indivíduos não se interessem pelas áreas