intro quimica
Manutenção Elétrica
2012
Uberaba
Introdução:
Neste trabalho será apresentado um pouco sobre a importância da manutenção dos equipamentos e máquinas de uma indústria, alguns tipos e para que servem.
Entende-se por manutenção o conjunto de cuidados técnicos que não pode deixar de ser feito para o funcionamento regular de uma máquina, equipamentos e instalações. Estes cuidados abrangem conservação, a restauração, a substituição e a prevenção. Existem dois tipos de manutenção a planejada, que pode ser Preventiva e preditiva, e a não planejada que é a corretiva.
Manutenção Corretiva
A manutenção corretiva visa corrigir, restaurar, recuperar a capacidade produtiva de um equipamento ou instalação, que tenha cessado ou diminuído sua capacidade de exercer as funções às quais foi projetado.
Tendo em vista que uma máquina parada compromete toda a produção, a manutenção corretiva é a primeira atitude tomada para que esta produção volte à normalidade, ou seja, a manutenção corretiva é uma técnica de gerência reativa que espera pela falha da máquina ou equipamento, antes que seja tomada qualquer ação de manutenção. Além disso, é o método mais caro de gerência de manutenção. Os maiores valores em dinheiro associados com este tipo de gerência de manutenção são: alto custo de estoques de peças sobressalentes, altos custos de trabalho extra, elevado tempo de paralisação da máquina, e baixa disponibilidade de produção. Também gera a diminuição da vida útil das máquinas e das instalações, além de serem necessárias paradas para manutenção em momentos aleatórios, e muitas vezes inoportunos por serem em épocas de ponta de produção, correndo o risco de ter que fazer paradas em períodos de cronograma apertado, ou até em épocas de crise geral.
Esse tipo de manutenção baseia-se na seguinte filosofia: “equipamento parou,