Intraempreendendorismo
5259 palavras
22 páginas
A Relevância do Intra-empreendedorismo nas PMEs: a influência dos conflitos de agência e práticas institucionalizadas Resumo
As modernas organizações competitivas tentam resgatar o espírito empreendedor para promover sua capacidade de inovar que as caracterizavam quando ainda eram pequenas e menos complexas. Entretanto, o alto nível de complexidade que estas organizações atingiram através do tempo vem dificultando o processo geração e implementação de idéias criadas por funcionários empreendedores. A Teoria Institucional torna mais explicita a maneira com que algumas complexidades são construídas dentro das organizações, formando práticas não necessariamente ligadas ao objetivo de eficiência, e tendo impacto em iniciativas inovadoras e empreendedoras. A Teoria da Agência é também uma importante referência para entender o comportamento empreendedor sob diferentes contextos e pressões, por explicitar as diferentes posições e motivações de principal e agente. Este trabalho sugere um modelo teórico, integrando conceitos da Teoria Institucional, Teoria de Agência e Empreendedorismo Corporativo, para melhor questionar sobre práticas intra-empreendedoras em PMEs ao longo de seu ciclo de vida.
1. Intra-empreendedorismo e conflitos de agência
Ao longo do desenvolvimento do estudo de Empreendedorismo, muitas definições vêm sendo apresentadas e propostas para o que seria ‘empreendedorismo’. Essa diversidade de definições indica que, atualmente, não existe um conceito claro e bem definido do ponto de vista epistemológico amplamente aceito no meio acadêmico (LUMPKIN; DESS, 1996). Para efeitos introdutórios, tomaremos a definição de Jones & Butler (2003), para quem empreendedorismo é a reorganização de fatores produtivos e oportunidades de mercado para produzir valores em ambientes incertos que não poderiam ser produzidos de outra maneira.
Com base nessa definição, pode-se derivar que a maneira de enfrentar ambientes incertos e reagir a eles são aspectos