INTOXICA O POR ESPIRRADEIRA

1360 palavras 6 páginas
1. INTRODUÇÃO
De acordo com Assis et al., (2009), a ingestão e por conseqüência, a intoxicação por plantas em animais de produção, são responsáveis por perdas econômicas significativas, ao que se refere à diminuição dos índices reprodutivos e da produtividade dos animais que sobrevivem ao contato com o agente tóxico.
As intoxicações em pequenos a animais vêem ocorrendo de forma exponencial, ao passo que o uso de plantas ornamentais, muitas vezes tóxicas, são utilizadas por motivos óbvios pelos proprietários no ambiente habitado pelos animais (SOCHA, 2011).
No Brasil, a literatura cita 113 tipos de plantas tóxicas (ASSIS, et al., 2009). Geralmente a ingestão de plantas potencialmente tóxicas ou não, se dá por conta da curiosidade dos filhotes. Entretanto, a ingestão por animais adultos podem ocorrer por distúrbios comportamentais ou até mesmo excesso de fome (SOCHA, 2011).
A Nerium spp. polularmente conhecida como Espirradeira, é uma planta ornamental nativa do Mediterrâneo e Ásia (PEDROSO et al., 2008). Ainda para Socha (2011), esta planta é muito utilizada em residências e outros locais, porém, tóxica aos animais e aos seres humanos.
Esta toxicidade dá-se através de glicosídeos cardíacos semelhante aos digitálicos que podem causar distúrbios cardiovasculares. (GFELLER & MESSONNIER, p. 300, 2006).

2. REVISÃO DE LITERATURA
Socha (2011) cita Langford & Boor, (1996) referindo-se à Nerium spp. como uma planta ornamental que cresce em forma de arbustos amplamente difundida em regiões tropicais e sub-tropicais do globo terrestre. Os autores ainda citam esta planta, a qual é popularmente conhecida como espirradeira, oleandro rosa, adelfa, é pertencente à família Apocynaceae, cujas características estereótipas principais são as folhas lanceoladas dispostas em espiral, de cor amarela variando até o verde escuro; é formadora de arbustos e florescem durante todos os meses do verão com a apresentação de vagens e sementes.
Embora esta planta seja pouco palatável, por

Relacionados

  • Criação de cães
    27650 palavras | 111 páginas
  • câncer tem cura
    43093 palavras | 173 páginas
  • O Poder De Cura De Plantas E Ervas Medicinais
    36458 palavras | 146 páginas