Intestino preso
Constipação (ou obstipação) intestinal, conhecidos polpularmente como prisão de ventre e intestino preso É um distúrbio comum caracterizado pela dificuldade persistente para evacuar. Entretanto, não há um padrão rígido para classificar a frequência normal de funcionamento dos intestinos. Podem variar de 3 a 12 vezes por semana.
Só se considera um quadro típico de constipação, quando ocorrem duas ou menos evacuações por semana e/ou o esforço para evacuar é grande demais e pouco produtivo. Algumas pessoas se queixam de que o intestino não funciona regularmente em ambientes estranhos, ou quando quebram a rotina, como ocorre durante as viagens, por exemplo. Essa alteração, porém, costuma desaparecer tão logo a pessoa retoma suas atividades habituais. A constipação é um transtorno mais comum nas mulheres, especialmente durante a gravidez, nas crianças e nos idosos.
Também conhecida como intestino preso, a prisão de ventre é uma doença que dificulta a normalidade do funcionamento intestinal, causando problemas para que o paciente faça fezes, e quando acontece estão ressecadas e incomoda o paciente.
O problema pode ser causado por má alimentação e geralmente afeta mais as mulheres do que os homens, por conta dos fatores hormonais de cada um. Na gestação o problema pode se tornar comum, por conta da compressão do útero com o intestino.
Quando a pessoa sofre de prisão de ventre, o tempo entre fazer fezes se tornam maiores do que uma pessoa que tem o intestino controlado e com isso, o paciente sente dores abdominais e inchaço.
A prisão de ventre pode desencadear outros problemas, como fissura anal, sangue nas fezes ou até câncer no intestino.
Em alguns pacientes, fatores psicológicos podem contribuir negativamente para o desenvolvimento da doença.
As pessoas que tem o intestino normal, vão ao banheiro geralmente uma vez por dia, ou até cinco por semana. Se você não está dentro dessa média, é importante ficar atendo aos sintomas, pois pode ser que sofra