Intervenção Urbana - Mercado Municipal de Pinheiros
Ano: 1968 Projeto de Arquitetura e Coordenação Projetos Complementares Plae Arquitetura e Engenharia SC Ltda -
Arquitetos Autores: Eurico Prado Lopes e Luiz Benedito Castro Telles Cálculo Estrutural - Siguer Mitsutami -
Engenheiro Construção - Construtora Passareli Ltda
Intervenção Urbana
Mercado Municipal de Pinheiros Rua Pedro Cristi, 89 - Pinheiros - São Paulo
O Mercado Municipal Engenheiro João Pedro de Carvalho Neto, localizado no bairro de Pinheiros, era conhecido como "Mercado dos Caipiras" na década de 20. Comerciantes de cidades do interior de São Paulo, expunham os produtos à venda no chão da Avenida Brigadeiro Faria Lima. Por trazerem batatas, o local da antiga instalação do mercado, quando era ainda um galpão, ficou conhecido como Largo da Batata, onde hoje funciona um terminal de ônibus.
Com a intensificação do movimento,em 1971, o mercado foi reinaugurado na rua Pedro Cristi, 89 pelo então prefeito Paulo Maluf.
Composto por dois andares, dois estacionamentos gratuitos com acessos por seis entradas, o mercado possui 52 boxes divididos em: avícolas, açougues, peixarias, mercearia, laticínios, sacolão de frutas, verduras e legumes, hortifrutas, casa de ervas, floricultura, lanchonetes e uma das duas únicas tabacarias existentes no bairro.
O mercado funciona de segunda à sábado das 8:00 às 18:00 horas.
O prédio é obra de Eurico Prado Lopes e Luiz Benedito Castro Telles, os mesmos arquitetos que fizeram o Centro Cultural de São Paulo, outra belaedificaçãocomseutelhado/ jardim verde.
O prédio dos anos 70 já passou por reformas e hoje tem 4.196 m2 de área de vendas, 1.742 m2 de estacionamento, 39 boxes e um deck com mesas ao ar livre no segundo andar. Cerca de 1.000 pessoas passam por lá todos os dias.
Ao longo dos últimos anos, o mercado passou por obras para revitalização do espaço. Em