INTERVENÇÃO URBANA: CRÉDITO DE CARBONO
Baseado em uma intervenção que ocorreu no metrô de Tóquio que tinha como objetivo chamar atenção da população para o preservação dos ursos pandas, começamos a planejar a como produzir uma intervenção que chamasse atenção das pessoas e que também provocasse uma reflexão a respeito da mesma.
O nosso trabalho procurou conscientizar a população sobre a preservação da camada de ozônio, visto que a quantidade de emissão de CO2 produzida pelos carros é um fator determinante que colabora com o aquecimento global e efeito estufa.
Após decidido o tema da intervenção urbana, o objetivo era comparar a quantidade de gases poluentes que os veículos emitem diariamente com os passos dos cidadãos, mostrando que a alternativa ecológica é pouco usada pelas pessoas e que as mesmas preferem utilizar meios de transporte para locomoção.
Para isso, foi pensado inicialmente em produzir uma árvore que tomasse conta de uma rua e outra em uma calçada para representar o que a poluição e consequentemente as emissões de gases poluentes causam no planeta. Porém, ao analisarmos mais a fundo algumas questões da intervenção, percebemos que não era viável e que a ideia central não condizia com o objetivo central que escolhemos. Resolvemos então ilustrar nossa intervenção com a representação da imagem de um céu e dessa forma adequar ideia-objetivo de forma mais coesa.
Começamos então a pensar em como colocar em prática toda nossa ideia. Decidimos utilizar tecido na cor azul para a confecção do céu e para deixa-lo de forma mais representativa, usamos água sanitária para descolori-lo e criar nuvens.
A próxima etapa era decidir como fixar o tecido de forma que os pedestres e os veículos não o retirassem do local ao passarem por cima. Em uma das orientações que os professores nos deram, foi dada a dica de utilizar silver tape para que o tecido fixasse no chão. Outra questão levantada pelos professores era sobre o perigo do trabalho ser rasgado de acordo