Intervenc a o po s fe rias
Uma boa semana fora da rotina pode fazer milagres ao corpo e à mente, mas por vezes quem mais sofre é a sua alimentação. Um jantar fora aqui, uma sobremesa ali e um pastel de nata acolá, isto durante uma vários dias a fio, podem ser suficientes para deitar a perder semanas e semanas passadas no ginásio. Mas calma, pois se esse é o seu caso, André Guardado, personal trainer da Virgin Active, tem a solução. E nem precisa de sair de casa.
Agachamento
As pernas devem estar afastadas à largura dos ombros e a ponta dos pés apontada para fora. Com as costas o mais direitas possíveis, execute o movimento com os braços fletidos para a frente e regresse à posição inicial.
Push up
Não há que enganar: a flexão é recomendada por todos os profissionais de fitness pelos benefícios que traz ao seu corpo. As mãos devem estar à largura do ombro, e alinhadas com o peito. As orelhas, ombros e amba devem formar uma linha reta para evitar dores musculares. Durante o movimento, vá o mais abaixo possível sem tocar com o peito no chão.
Dica: se não está à vontade para fazer a flexão na posição original, experimente colocar os joelhos no chão.
Burpees
A posição inicial é semelhante à da push up. Antes do salto, dê um impulso com as pernas para levar os joelhos ao peito e com os braços por fora. O salto deve ser feito com a elevação dos braços para cima antes de regressar à posição inicial.
Lunges alternados
Este é também um exercício no qual é preciso ter uma atenção especial às costas, que devem estar sempre o mais direito possível para que o exercício tenha o melhor efeito possível. O ombro, anca e joelho deve formar um ângulo de 90 graus e o calcanhar do pé que fica atrás deve estar levantado no momento da flexão.
Prancha frontal
Parece fácil, mas não é. O cotovelo deve estar alinhado com o ombro e a orelha deve forma uma linha reta no seguimento do ombro e da anca. Da cintura para baixo, os joelhos devem fazer uma ligeira flexão mas sem nunca tocar