Interpretação de texto
LEITURA, PARÁFRASE, DENOTAÇÃO E CONOTAÇÃO
Três requisitos são indispensáveis para ter um bom desempenho na compreensão de textos: leitura constante, vocabulário vasto e determinação. Então preste atenção nas dicas a seguir porque elas vão ser úteis na preparação para uma boa interpretação de texto.
Leitura: Mesmo se não gostar de ler, terá que se habituar. A leitura facilita a compreensão do texto independentemente do estilo ou da forma. Acredite! Basta tentar entender, vivenciar a história. Encare a leitura como uma viagem. Desta forma, o aprendizado e a compreensão ficarão mais simples. Comece lendo o que você gosta: gibi, revista de fofoca, jornal, vale tudo para adquirir prazer na leitura. Agora, você precisa enriquecer o seu vocabulário.
Vamos aprender como?
Enriquecendo o vocabulário: É também através da leitura que você enriquece o seu vocabulário. A Língua Portuguesa tem milhares de vocábulos e você precisa conhecer, pelo menos, uma parcela deles para poder se expressar. Um bom exercício é encontrar sinônimos para palavras já conhecidas. Fazer palavras cruzadas é divertido e também ajuda. Nunca deixe de pesquisar o significado das expressões. Anote o vocábulo que você não conhece e procure a definição no dicionário. Mas não esqueça: é fundamental ter um bom vocabulário para entender e resolver as questões de INTERPRETAÇÃO DE TEXTO.
Determinação: Esse é um requisito que livro nenhum recomenda, mas é importantíssimo. Se você pretende dominar as técnicas de INTERPRETAÇÃO DE TEXTO, deve ter em mente que sua vontade e determinação serão fundamentais. Então não perca tempo! Seja perseverante!!!
Como afirmamos no início do curso alguns assuntos da nossa gramática são essenciais para que você consiga compreender e interpretar textos com mais facilidade.
Vamos relembrar? Então fique atento!
PARÁFRASE
PARÁFRASE: Significa desenvolver um texto com base em um outro já existente mantendo as mesmas ideias do original. Pode ser também uma tradução livre, que