Interpretação Apocalipse cap. 12
SECAM
Seminário de Teologia
Aluno (a): Amanda Antunes Freire
Turma: Segunda-feira (Básico)
Professor: José Wedson
Quem era essa mulher com base Bíblica?
Esta mulher representa o povo de Deus, como podemos perceber pela descrição dela. Ela é vestida do sol e tem a lua debaixo dos pés. O sol e a lua são os dois luzeiros principais dados por Deus para iluminar a Terra. O povo de Deus serve como luz no mundo de trevas (Mateus 5:14-16), revelando ao mundo a luz da revelação divina. Encontramos outras metáforas relacionando a mulher com Israel em Isaías 26.17 “Como mulher grávida, quando está próxima a sua hora, tem dores de parto e dá gritos nas suas dores, assim fomos nós por causa da Tua face ó Senhor!”
Em Isaías 66. 7-8 “Antes que estivesse de parto, ela deu a luz; antes que lhe viessem as dores ela deu a luz um filho. Quem jamais viu tal coisa? Quem viu coisas semelhantes? Poder-se-ia fazer nascer uma terra em um só dia? Nasceria uma nação de uma só vez? Mas Sião esteve de parto e já deu á luz seus filhos.”
Quem era esse Dragão?
O Dragão representa Satanás. Ele é poderoso. Não tem poder absoluto, igual ao poder de Deus, como ficará evidente ainda neste capítulo. Mas, não devemos subestimar a força do Adversário.
Quem era essa criança?
A criança é Jesus 1Co 15.25. Conforme diversas profecias do Velho Testamento, ele veio para reinar sobre as nações com o cetro de ferro. É a profecia que confortou os cristãos perseguidos em Jerusalém (Atos 4:23-31). É uma das grandes profecias que alimentavam a esperança de Israel durante séculos antes do nascimento de Jesus. O propósito da vinda de Jesus focaliza o ponto de conflito com o diabo. Satanás aparece com suas cabeças, chifres e diademas, querendo se mostrar o verdadeiro rei do mundo.
O que era essas ânsias de dores do parto?
O princípio de dores é caracterizado