Interpretando o trecho da música de Chico Science e Nação Zumbi – Da Lama ao Caos – abaixo, falarei sobe o direito de resistência na obra de John Locke.

669 palavras 3 páginas
Interpretando o trecho da música de Chico Science e Nação Zumbi – Da Lama ao Caos – abaixo, falarei sobe o direito de resistência na obra de John Locke.
“... E com o bucho mais cheio comecei a pensar
Que eu me organizando posso desorganizar
Que eu desorganizando posso me organizar...”
No trecho “... E com o bucho mais cheio comecei a pensar...” nos mostra que não há condições de ninguém parar para pensar com fome, mas com a barriga com um pouco de comida pode-se fazer uma revolução destituindo do poder aqueles que não deliberam em favor do povo.
“... Que eu me organizando posso desorganizar...”, seria nossa capacidade de mudarmos se nos organizarmos para mudar os rumos das politicas publicas, e desorganizando, neste caso destituindo aqueles que não fazem valer os direitos do povo.
“...Que eu desorganizando posso me organizar ...” que o povo desorganizando o poder que aí esta pode se organizar de forma a fazer valer pelo menos os seus direitos básicos (saúde, educação, moradia, trabalho, etc...) mudando desta forma a situação de vida em que se encontra.
Para Locke ninguém deve estar submetido a outro poder senão aquele contido ou previsto em lei. O direito de resistência, no trecho da música acima, seria a oposição do povo, ao que esta acontecendo hoje em nossa politica, para se fazer valer os seus direitos, pois o que vemos por vezes e que não temos assegurados, por mais que na constituição esteja previsto, nem mesmo os direitos básicos do cidadão devido às politicas publicas adotadas pelos nossos “representantes”.
A letra desta música, como um todo, nos mostra uma analogia do homem que sai da sua terra e migra para um centro urbano com uma falsa expectativa de mudar de vida. Só que ele percebe que não há muita diferença entre a sujeira da “lama” do mangue e o caos da grande cidade. Pois ele se sente “roubado” onde quer que esteja (mangue ou cidade).

Utilizarei o filme 400 contra 1 - Uma História do Crime

Relacionados