interpretacao musica da BAHIA
Todo brasileiro se amarra na folia
Pois o Brasil foi batizado na Bahia
Todo o povo brasileiro se amarra na folia
Pois o Brasil foi batizado na Bahia
(bis)
O batismo brasileiro ocorreu na Bahia, assim no dia imediato a esquadra chegou a um porto que recebeu o nome de Porto Seguro onde é hoje a Bahia Cabrália no estado da Bahia. Ou seja, o descobrimento do Brasil se deu no estado da Bahia. Esse estado atualmente pode se dizer que é festa o ano todo. Os festejos populares se sucedem, concentrados no Verão, mas se estendendo por todo o ano, incluindo as festas juninas. Tal estado tido como origem, influencia também diversas regiões brasileiras, se tratando de folia.
Refere-se ao legitimo nordestino que se consagra soteropolitano, quando valoriza sua origem em cada monumento nas belezas naturais existentes em sua terra, que o torna um só, quando este se compara as essas maravilhas. Contudo o compositor aproveita e aponta principalmente aos comerciantes da cidade baixa, fazendo parte da vista de Salvador, como atrações simbólicas que já faz parte do seu dia a dia.
A citação revela que Adelmário, tem grande apreço a cultura baiana, se tratando do símbolo gastronômico e mais procurado da Bahia: O bolinho de acarajé, onde sua origem está diretamente ligada à culinária ritual do candomblé. Se tratando do acarajé, o verso engloba a culinária baiana. Ele identifica um baiano, das festas de caráter religioso, principalmente no carnaval, à uma festa que unifica diferentes classes sociais, incluindo os Afoxés que divertem os adeptos e admiradores do Candomblé.
A estrofe aborda o cantor e compositor Carlinhos Brown, que em suas músicas influenciam na identidade da Bahia, principalmente a sua cultura afro, ligado a capoeira e seus instrumentos populares, indo em direção ao carnaval, citando a animação do Chiclete com banana (Bell Marques) neste. O compositor revela que o carnaval