Internet3
Basicamente, qualquer coisa que pode ser feita por algum programa CGI, também pode ser feita com PHP, como coletar dados de um formulário, gerar paginas dinamicamente ou enviar e receber cookies. PHP também tem como uma das características mais importantes o suporte a um grande numero de bancos de dados, como dBase, Interbase, mSQL, mySQL, Oracle, Sybase, PostgreSQL e vários outros. Construir uma pagina baseada em um banco de dados de dados torna se uma tarefa extremamente simples com PHP. Além disso, PHP tem suporte a outros a outros serviços através de protocolo como IMAP, SNMP, NNTP, POP3 e, logicamente, HTT. Ainda é possível abrir sockets e interagir com outros protocolos.
Delimitando o Código PHP O código PHP fica embutido no próprio HTML. O interpretador identifica quando um código é PHP pelas seguintes tags:
<?php
comandos ?>
<script language=”php”> comandos </script>
<?
comandos
?>
<% comandos %> O tipo de tag mais utilizado é o terceiro, que consiste em uma “abreviação” do primeiro. Para utiliza- lo, é necessário habilitar a opção short-tags na configuração do PHP. O ultimo tipo serve para facilitar o uso por programadores acostumados a sintaxe de ASP. Para utilizá-lo, também é necessário a sua habilitação no arquivo de configuração do PHP (php.ini).
Tipos Suportados
PHP suporta os seguintes tipos de dados:
Inteiro
Ponto flutuante
String
Array
Objeto
PHP utiliza checagem de tipos dinâmica, ou seja , uma variável pode conter valores de diferentes tipos em diferentes momentos de execução do script. Por este motivo, não é necessário declarar o tipo de uma variável para usa-la verificando o conteúdo em tempo de execução.
Ainda assim, é permitido converter os valores de um tipo para outro, utilizando o typecasting ou a função settype (ver adiante).
Inteiros (integer ou long)
Uma variável pode conter um valor inteiro com atribuições que sigam as seguintes sintaxes:
$php =